terça-feira, 19 de agosto de 2008

Serotonina

Olá para todas...
Primeiro, quero agradecer e muito a todas as mensagens de carinhos que recebi aqui e no blog das Artes...

Vocês são maravilhosas!!!!

Minha alimentação

Sábado e Domingo... é o dia de relaxar!!! É onde como 01 colher de arroz e 1/2 concha de feijão no almoço e no jantar. 4 biscoitos cream-cracker nos lanches... Não tomo o batido laxativo... São dois dias de estripulias!!! hehehehehe

Segunda-feira - o retorno das saladas, e da maça !!!!

Almoço
alface (6 Kcal)
Tomate (25Kcal)
Abóbora japonesa (19 Kcal)
2 colheres frango desfiado (112 Kcal)
Lanche 1
chá cidreira com sabor de baunilha (0 Kcal)
Lanche 2
01 maça (64 Kcal)
Lanche 3 - para ir para a academia
Batatido laxativo (268 Kcal)
Lanche 4 - retorno da academia
1/2 caneca de café com leite (136 Kcal)
2 fatias de pão de soja light (108 Kcal)
1 fatia fininha de queijo branco (61 Kcal)
835 Kcal


Hoje vamos conhecer um pouco da Serotonina!!

A serotonina desempenha um importante

papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas.

Essa substância é responsável por melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar. Já a sua falta tem sido relacionada a doenças graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. Depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, agressividade, problemas afetivos e aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos também foram relacionados a ela.

Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas ou doces. Se houver falta de autocontrole e você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro. O desejo por certos tipos de alimentos nem sempre está associado à busca de prazer e saciedade. Poderá evidenciar um desequilíbrio químico e exigir um tratamento.

Com taxas normais de serotonina, a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Medicamentos que aumentam a taxa de serotonina são cada vez mais utilizados para emagrecer. A sibutramina e a fluoxetina, medicamentos antidepressivos, costumam proporcionar maior controle sobre o apetite, especialmente para doces. Alimentos ricos em proteínas, como carne bovina e de peru, peixe, leite e seus derivados, amendoim, tâmara, banana etc., contêm triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina.

A avaliação de um médico especialista poderá esclarecer a necessidade, ou não, de algum medicamento que equilibre o funcionamento químico do cérebro. A fome e o prazer de comer podem induzir a erros de nutrição. Devemos nos alimentar conscientes de que podemos beneficiar ou prejudicar nossa saúde e nosso estilo de vida. A química cerebral agradece e contribui quando nossa alimentação é equilibrada e saudável.

Por Flávia Leão Fernandes
Psicóloga - CRP 06/68043

fonte: http://vilaequilibrio.vilamulher.com.br/materia/nutricao/26-serotonina-e-a-vontade-de-comer-doces.html

LEMBREM-SE:
Precisamos beber, pelo menos, 2 litros de água por dia!!!
Nestes dias em que a umidade relativa do ar está muito baixa, O que o indivíduo pode fazer é se hidratar, usar soro fisiológico no nariz, para hidratar as vias aéreas, ou até fazer inalação de vapor de água. Isso reduziria a sensação de mal-estar.

4 comentários:

Andreza Menezes disse...

Táta, olha eu aqui tambem mexendo em tudo... Fico feliz por estar entusiasmada em emagrecer. Posso dizer q vc é uma vencedora, eu tambem engordei muito quando eu tive meu ultimo filho o Lucas, hoje com 4 anos, cheguei a pesar 94 kilos (quase 100) que horror, mas fiz uma dieta co m baixas calorias e exercicios e consegui emagrecer 20 kilos!!!!!!!!
Foi uma vitória... Tô com 74 kilos e estou muito feliz! Parabéns! Vc é uma vencedora....

Anônimo disse...

Olá Catia tudo bem... sou eu de novo Rivany gostaria de saber o que é o batido laxativo...

beijos

Anônimo disse...

Oi Tatá, a Serotonina é realmente muito importante para o nosso corpo. E fazer exercícios físicos é ótimo pq a liberação da endorfina também age junto a serotonina melhorando todos os aspectos que vc citou em seu texto. Muito bom e esclarecedor.

Outra coisa. Parabéns atrasado pelo peso eliminado. Vc merece. Vai entrar na casa dos 70kg logo logo.

Um beijão.

aaa disse...

ai ai...deus abençoe os alimentos com triptofano! ;D
\o/

menina,parabéééns pelo novo peso! ;]
já dá uma suuuper diferença nas fotos!
lindona demais! =]
força e fé! ^^

beijos ;*
boa sorte!